It's all about books + 1 comment(s)

Esse é um post para quem está em busca do que ler. Ou mesmo para quem não está, afinal, é quando não estamos procurando que achamos as melhores coisas (é o que dizem). São alguns dos livros que eu li recentemente e que gostei muito.

#1
* * * * *

"Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."


Minha irmã (oi, Camila) me deu esse livro de "natalversário" - meu aniversário é dia 14 de dezembro e eu ainda vou fazer um post sobre o que ganhei. Eu nem quero falar muito sobre a história desse livro porque eu sei que se começar, não vou parar. Só digo que vale a pena ser lido e que em inglês não é difícil. E, ah, que eu gostei! Dizem que o filme também é muito bom, mas ainda não assisti.
P.S.: eu adorei essa capa.

#2
* * * * *

"Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre."

Depois de ler uma sinopse dessa muitas pessoas pensam que é um livro previsível e que a resposta já está no próprio título: "Sereia". O interessante é que desde o começo a autora já fala das sereias, não é aquele tipo de história que os leitores vão descobrir sobre isso só no fim. O auge do livro não é o fato de que são as sereias que estão matando as pessoas, mas sim quem são as sereias e o motivo de fazerem isso. Eu gostei do livro e muita gente já me disse que a capa é assustadora: o nome do livro e os olhos da sereia brilham. Já lançou o segundo, chamado "Encanto", mas eu ainda não li.

#3
Flush
* * * * *

"A personagem central dessa história é um cocker spaniel de origem inglesa, Flush. Em pleno processo de apreensão do mundo e de si mesmo, ele ama tanto os raios de sol quanto um pedaço de rosbife, a companhia de cadelinhas malhadas assim como a companhia de seres humanos, o cheiro de campos abertos tanto quanto ruas cimentadas e o burburinho da cidade. A autora tece comentários sobre a sociedade inglesa e vitoriana e seus valores."


Esse é um livro que parte do ponto de vista de um cachorro. É interessante conhecer a sua história, os seus pensamentos sobre a sociedade, sobre as pessoas, sobre cheiros. Seus conhecimentos são transmitidos através de palavras doces e, mesmo não podendo falar, Flush tem muita coisa a expressar. Ele troca a liberdade para ficar em um quarto escuro o dia inteiro fazendo companhia para a sua dona debilitada. O cachorro mostra a sua lealdade e as mudanças em sua vida por uma perspectiva arbitrária (no sentido de que ele faz as suas vontades, à medida que lhe é permitido) e até um pouco desligada da opinião alheia. O mundo é dele e ele não liga para o que os outros pensam, exceto a sua dona. Ele faz os seus próprios julgamentos e definições.

#4
* * * * *

"Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?."

É muito bom esse livro. Eu não esperava tanto dele, mas a obra acabou me conquistando. Ele é o primeiro de uma trilogia e eu estou desesperada para ler o segundo. Também não quero falar muito sobre ele. Só vou dizer que ele me lembrou um pouco de "Feios", do Scott Westerfeld.

São esses livros mesmo, por enquanto (o Skoob acabou de entrar em manutenção e agora não estou lembrando mais de qual livro colocar aqui). Eu acabei me lembrando de um Desafio dos Livros que eu fiz no tumblr há algum tempo. Eu nem ia colocar o link aqui porque já faz realmente um tempinho bom (e muitas coisas mudaram de lá para cá). Além disso, com o meu atual theme no tumblr algumas fotos ultrapassam a margem e somando ao fato de que muitas fotos não aparecem sabe-se-lá-o-motivo, está uma tragédia. Enfim, quem quiser ver, veja.